KAIARA | Kaiara
top of page
IMG_7413_FUNDO PAG KAIARA.jpeg

MANIFESTO KAIARA

o propósito da nossa existência
SÃO OS POVOS DA FLORESTA QUE NOS ENSINAM SOBRE O RESPEITO À TERRA, À ÁGUA, À MATA E COMO TODOS OS SERES PODEM VIVER EM HARMONIA.

O propósito da KAIARA é promover vivências autênticas com os anfitriões a floresta que, generosamente, abrem as portas de suas vidas, aldeias e comunidades, para que você conheça suas histórias e a natureza que os acolhe.

IMG_7457.JPG
ENCONTROS QUE NOS TRANSFORMAM, NOS DESPERTAM PARA OUTROS JEITOS DE VIVER, DE SER E DE PENSAR O NOSSO LUGAR NO MUNDO.
GRAFISMO_PAG KAIARA.png
IDEALIZADORES
PURÃGA PESIKA
Maria Teresa Meinberg, Martin Frankenberg e Ruy Tone desejam as boas-vindas na língua Nheengatu.

"KAIARA nasce do nosso trabalho em promover o turismo consciente. Aquele que gera riquezas, possibilita a preservação da floresta, valoriza os saberes e fortalece a identidade das comunidades ribeirinhas da Amazônia. O tipo de turismo que sabemos ser fundamental para assegurar a maior reserva de biodiversidade da Terra. Com a Kaiara, desejamos conduzir você ao encontro com nossa grande maestra e última fronteira da humanidade com a natureza. Nos vemos a bordo!"

GRAFISMO RAIZ.png

MARIA TERESA MEINBERG

A floresta amazônica sempre fez parte da minha infância. Logo que concluí a faculdade embarquei em uma viagem sem fim pela região, percorrendo rios por dias e descobrindo todos os rincões da exuberante Amazônia. Minha viagem ganhou um novo propósito com a Ong Vagalume, que fundei em 2002.  Colecionamos dezenas de bibliotecas implantadas em aldeias e comunidades ribeirinhas. Em 2009, para incentivar o turismo responsável e ajudar a levar mais gente da cidade para descobrir as belezas da floresta e de seus povos, fundei a operadora Turismo Consciente. Ao longo dos anos, fui construindo uma relação de amizade e de confiança com as comunidades, especialmente na região de Alter do Chão.  A "TC" se transformou na Kaiara, com o Martin, o Ruy e nossa brilhante tripulação embarcados de corpo e alma para criar a melhor experiência de navegação nessa Amazônia que eu sou tão apaixonada. Acredito que o turismo, responsável, consciente e bem feito, tem um enorme potencial de trazer benefícios para a natureza e para as pessoas.

MARTIN FRANKENBERG

Estive na Amazônia do Pará pela primeira vez em 2003. Foi nessa viagem que a semente da Kaiara ficou guardada em mim. Fui arrebatado por uma floresta potente e, ao mesmo tempo, extremamente gentil. Mergulhar em águas doces, sentir a brisa constante do barco deslizando sobre os rios (sem ser importunado por insetos)  vai bem além do que se imagina uma viagem pela floresta amazônica. Foi a inquietação para compreender a Amazônia que me fez querer voltar tantas e tantas vezes, trazendo as pessoas da cidade para se conectarem com as pessoas daqui. Afinal, ninguém melhor para contar sobre a floresta do que os povos que vivem nela.

 

Na minha jornada, fui cofundador da Matueté e tive a honra de ser eleito como Top Travel Specialist das revistas Condé Nast Traveler e Travel and Leisure, por mais de 10 anos consecutivos, e também atuei como presidente da BLTA - Brazilian Luxury Travel Association. Levar pessoas para se encantarem com a doce Amazônia tem sido, desde 2022, a minha deliciosa missão na Kaiara.

RUY
TONE

Para preservar, é preciso conhecer. Gosto de repetir essa frase e de contar para as pessoas da cidade que existe um universo na floresta de sabedoria imensurável. Mas para entender o seu potencial você tem que sentir, ver, ouvir, cheirar, estar na Amazônia. Posso me considerar um veterano no turismo na região.

 

Acredito no elo positivo das parcerias com comunidades e empreendedores locais como chave para criar negócios sustentáveis e criativos, sempre baseados no respeito à cultura e aos objetivos das pessoas da Amazônia. Além da Kaiara, assumo o leme como sócio-fundador da Expediçao Katerre, empresa que organiza viagens de expedição pelo Rio Negro e alto Solimões, do Hotel Mirante do Gavião em Novo Airão, próximo a Manaus, do restaurante Caxiri em Manaus e da Fundação Almerinda Malaquias,  que está implantando 27 novas  escolas nas comunidades ribeirinhas às margens do  Rio Negro. Ver a floresta brilhar nos olhos dos viajantes é a melhor retribuição aos anos e anos de dedicação à nossa Amazônia. 

EQUIPE
IMPRENSA
AQUI VOCÊ ENCONTRA AS MATÉRIAS PUBLICADAS SOBRE A KAIARA E NOSSOS RELEASES EM PRIMEIRA MÃO.
FinancialTimes.png

White sands and pink dolphins

Financial Times

The Real Amazon Prime.png

The Real Amazon Prime

Departures

O Globo.png

Navegando pelo 'Caribe' da Amazônia

O Globo

ATUAÇÃO SOCIAL
IMG_8160.jpeg
A KAIARA TRABALHA JUNTO DAS COMUNIDADES PARA GERAR VALOR A ESTES QUE SÃO OS VERDADEIROS GUARDIÕES DA FLORESTA

e o turismo responsável tem um papel fundamental para criar novas perspectivas e realidades.

  • WhatsApp
bottom of page